top of page
vAiVéM © Renato Mangolin 149.jpg
vaivem_logo_video.png

 “Todo brinquedo quando brincado, é tempo de suspensão e surpresa, tempo brincante, atento e, ao mesmo tempo, desinteressado… O tempo da brincadeira é sempre o tempo do agora.”

 

Caio Riscado

vAiVéM  é uma instalação circense performática. Um projeto multidisciplinar que une as linguagens da dança, circo e artes visuais. A poética do trabalho tem como base uma  investigação acerca do balanço - brinquedo milenar democrático, pertencente a rua, carregado de infância -, traz consigo imagens da vida com seus vai-e-vens, seus altos e baixos, seus avanços e recuos. Em vAiVéM, esse brinquedo ganha dimensão e peso de sonho de gente grande. Possui uma estrutura de ferro com 4 metros de altura e 4 metros de comprimento. Apesar de seu tamanho, o balanço é inteiramente desmontável, ocupar espaços inusitados, por um recorte de tempo é a proposta da instalação que estará sempre em diálogo com o espaço de interlocução: com pessoas, paisagens, sons, hábitos dos frequentadores do lugar. 

 

 A movimentação dos performers - baseada em elementos do circo (trapézio e mastro chinês) e da dança - conduzem a plateia a uma miríade de sensações: o frio na barriga, a falta de ar, o riso e a surpresa, o medo da queda, o espanto e o maravilhamento. Além do balanço, o entorno do lugar  é usado e pensado no decorrer da apresentação. Em vAiVéM, o balanço é e não é o balanço do parquinho infantil. Sua dimensão traz, por si só, um caráter mágico para o desenrolar da performance. O que pode um balanço e uma estrutura daquele tamanho? Os quatro performers nos adiantam que se pode muito. Nesses limites promíscuos entre jogo e vida, do imaginário e do real, do querer se balançar só e junto, ao mesmo tempo e agora, vAiVéM mimetiza à la Benjamin o balanço da vida. 

Não é só. Mas também não é sempre junto. Não é único.

Ao final da performance o público é convidado a subir no balanço. Todas, todos, todes terão a oportunidade de subir, de se balançar e experimentar as diversas sensações que esse movimento pode trazer, desde o frio na barriga de alcançar voos altos, até a vertigem de estar sem chão. vAiVéM é um convite à infância, ao tempo brincante.

vAiVéM © Renato Mangolin 176
vAiVéM © Renato Mangolin 166
vAiVéM © Renato Mangolin 082
vAiVéM © Renato Mangolin 066
vAiVéM © Renato Mangolin 051
vAiVéM © Renato Mangolin 066
vAiVéM © Renato Mangolin 051
vAiVéM © Renato Mangolin 086
vAiVéM © Renato Mangolin 091
vAiVéM © Renato Mangolin 058

 

DIREÇÃO: ROMULA GALVÃO

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: GUILHERME MATTOS

ELENCO: CAMILA MOURA, DANIEL ELIAS, FERNANDA MÁS, PEDRO CASTELLA

TRILHA SONORA / AUDIO INSTALAÇÃO: RICARDO DIAS GOMES

FIGURINO: RAFAEL FERMANDEZ e YASMIM ZYNGIER

DESIGNER GRÁFICO: PEDRO LIMA

CRIAÇÃO INSTALAÇÃO: CAMILA MOURA

CONFECÇÃO e PRODUÇÃO da INSTALAÇÃO: DANIEL ELIAS

SERRALHEIRO: MARANHÃO

DIREÇÃO de RODUÇÃO: FERMANDA AVELLAR

PRDUÇÃO: TRESTADA

IDEALIZAÇÃO e REALIZAÇÃO: NAMATILHA

teaser videoarte

video na íntegra

bottom of page