"Caracol é uma casa que se anda
e a lesma é um ser que se reside."
Manoel de Barros
Casa Caracol é um espetáculo infanto-juvenil transdisciplinar, com música ao vivo: imagético, sonoro e sensorial. Um mergulho no mundo dos sentidos por meio das imagens em torno do caracol e sua concha. Dessas imagens sonoras, visuais e forjadas pelos movimentos de três artistas no palco, pesquisa-se o binômio corpo/espaço.
Casa Caracol se desdobra nesse jogo de imaginar a vida do caracol, o tempo do caracol, o movimento do caracol. Esse molusco não possui pés e, por isso, anda sobre a barriga; é dono de um corpo elástico, formado por milhares de dentes. Passa lentamente por cima mundo, incorpora tudo para prosseguir, deixa um pouco de si, um rastro brilhoso. Para criar faíscas de imaginação nas crianças e adultos em direção à vida do caracol, o espetáculo é construído para cavar espaços de experimentação.
Experimentar é abrir espaço para o desconhecido e o alumbramento. Esse leva e traz, entre plateia que observa e os três artistas em cena, se desenrola na criação de cenas muito oníricas, onde se pede a suspensão temporal do público. O movimento dos três artistas mistura acrobacias, danças e expressões gestuais, baseadas no trabalho da comicidade. Ademais, a criação coreográfica se utiliza do cenário e de elementos que vão surgindo no decorrer das cenas no intuito de criar imagens: a lona amarela como concha, os pregadores de roupa como indumentária, tijolos como material acrobático que levanta nossas próprias casas - nós seríamos os caracóis? -, as bolhas de sabão, o aquário com água. Importante ressaltar que a narrativa também parte da construção dessas imagens que vão sendo forjadas diante da plateia. É o público (crianças e adultos), como todo bom trabalho experimental, que vai ter que dar o nó nesse fio.
DIREÇÃO: RENATO LINHARES
IDEALIZAÇÃO: CAMILA MOURA e RENATO LINHARES
CO-CRIAÇÃO e INTERPRETAÇÃO: CAMILA MOURA, THIAGO CATARINO e TUANY NASCIMENTO
CENOGRAFIA: JULIA DECCACHE e ESTÚDIO CHÃO
EFEITOS ESPECIAIS: GABRIEL KLABIN
FIGURINO: RAQUEL THEO
DIREÇÃO MUSICAL e TRILHA SONORA: RICARDO DIAS GOMES
DESENHO de LUZ: TAINÃ MIRANDA
ARTE GRÁFICA: PEDRO LIMA
FOTOGRAFIA e VÍDEO: RENATO MANGOLIN
PRODUÇÃO: FERNANDA AVELLAR e MARINA GADELHA
ASSESSORIA de IMPRENSA: LYVIA RODRIGUES
REALIZAÇÃO: SESC PULSAR, TRESTADA, NAMATILHA
RE